quarta-feira, 4 de maio de 2011

O mundo está melhor??

Tenho dificuldade em assistir a filmes violentos, mas acho Tarantino brilhante. Em seu último filme - Bastardos Inglórios - a violência e o sarcasmo são tão caricaturais que nos deixam atônitos, perdidos em meio a uma trama em que se misturam tensão, terror e ironia. O filme é extremamente original ao lidar com um tema já tão decantado, mas sempre delicado, como o do nazismo.
Sua sequência final me deixou impactada em 2009 e ainda hoje: toda a cúpula do Terceiro Reich, incluindo Hitler, reunida em um pequeno cinema francês para assistir a um filme sem roteiro - tiros e metralhadoras matando judeus. A audiência mediocrizada, fora de si, gritando e empolgando-se com a matança como num Coliseu torcendo pela morte numa luta entre gladiadores. Enquanto isso, as portas  eram trancadas por fora para que não pudessem escapar quando a sala fosse incendiada numa ação bem planejada por caçadores de nazistas e uma sobrevivente judia.
Certamente, nenhum de nós teria objeções à morte de Hitler (aliás, que outro diretor teve a coragem de matar Hitler? Talvez algum, não me recordo). Mas até por isto, esta mesma cena que assistíamos replicou-se em cena real na sala do cinema em que eu estava, com cores muito mais claras, naturalmente. Uma onda de tensão e ânimo crescentes à medida em que a ação se desenrolava e que resultou até em palmas quando, ao final,  Hitler e a cúpula nazista morreram queimados.
Fiquei assustada comigo mesma. Acirramento de ânimos, vingança, não por mera coincidência me lembrei deste filme nestes 2 últimos dias.
"O mundo está melhor com a morte de Bin Laden?" Difícil. A Guerra contra o Terror e o Terrorismo são parte da mesma história, se auto alimentam e continuarão aí, por todas as questões políticas, interesses financeiros e enquanto nossos ânimos também o sustentarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário